1. Diga o que entende por som mono e stereo e quais as principais diferenças.
Mono é um sistema de gravação e reprodução de áudio onde todo o som é transmitido por meio de um único canal. Isso significa que o som mono não é capaz de distinguir elementos como instrumentos (ou vozes) diversos, profundidade ou localização de origem do áudio.
O som estéreo consiste na gravação e reprodução com repartição espacial da fonte sonora. Ou seja, ele tenta reproduzir o som considerando que temos dois ouvidos. Como efeito, o áudio fica com maior profundidade, mas sai dividido das caixas de som, o que o torna ideal para ambientes mais fechados.
Quais as diferenças entre som estéreo e mono
Canais de reprodução
A primeira (e talvez principal) diferença entre os dois tipos de som está logo na definição deles: o som mono tem apenas um canal de gravação e reprodução, enquanto o som estéreo possui dois.
Isso significa que duas caixas de som ligadas com o tipo mono reproduzirão o mesmo áudio, enquanto as mesmas caixas tocarão faixas diferentes no estéreo.
Distância
A divisão em canais de reprodução proporciona um efeito muito interessante no áudio estéreo. Como ele capta as fontes de som na esquerda e na direita em faixas distintas, cria-se um resultado de profundidade bastante atrativo para quem ouve.
No som mono, isso não acontece.
Função
O som estéreo e o mono servem para diferentes situações devido às suas características próprias.
Como é reproduzido em apenas um canal, o monofônico funciona muito bem para captar discursos, narrações ou locuções, já que sua direção monofocal ajuda a eliminar ruídos. Além disso, é o mais indicado para shows e outros grandes eventos, pois assim todas as caixas de som reproduzirão o mesmo áudio.
Já o estéreo é mais recomendado para a captação de apresentações musicais ou entrevistas, pois detecta muito bem a distância entre as pessoas. A rádio FM, por exemplo, só toca canções em estéreo desde os anos 70.
Efeito no som
Como já mencionado, o som mono tem menos ruídos e não faz distinção entre instrumentos ou posições na reprodução do áudio. Parece mais “plano”.
Do outro lado, o estéreo reproduz o áudio com duas faixas diversas, o que dá uma sensação de profundidade para quem ouve.
2. Resumidamente, diga o que entende por Espectro de frequências áudio (Hertz)?
Hertz é a frequência do som, no caso as ondas sonoras, um som complexo caracteriza graficamente a forma da onda que o define
3. Distinga Altifalantes Ativos e Passivos. Dê exemplos.
Altifalantes Ativos precisam de alimentação de energia própria e, ao contrário dos passivos, possuem um amplificador próprio.
Altifalantes Passivos fica responsável por reproduzir o som grave que já chega amplificado por um aparelho externo, como um computador ou um reprodutor de Blu-ray. a opção passivo não depende de alimentação independente de uma tomada.
Exemplos: Woofer, Subwoofer, Tweeter e Super Tweeter
4. Descreva cada um deles e em que situações podem ser usados. Atribua uma imagem para cada tipo de Microfone.
Microfones Dinâmicos: O microfone dinâmico (assim como qualquer outro microfone) é um transdutor. Isso significa que eles eles transformam um tipo de energia em outra. No caso, a vibração do ar (energia mecânica) em um sinal de áudio, que será mandado pelo cabo (energia elétrica).
Microfones fita(Ribbon): Uma delas é a necessidade do uso daquele aparelho; a outra é o estilo do som que pode ser produzido com ele. E quando falamos em estilo, o microfone de fita aparece como um dos mais charmosos e peculiares de sua espécie. Atualmente, o visual desse mic já varia daqueles garbosos modelos usados em rádio e antigas gravações, que você deve ter visto em filmes e fotos. Mas aquele som, elegante e aveludado, continua marcando a personalidade do ribbon mic. Dentro de estúdios sempre continuou marcando presença, mesmo em tempos de novas tecnologias.
Microfones Condensador: é um dos dispositivos de captação de áudio mais sensíveis e com maio definição de som do mercado atualmente.
Esse tipo de microfone se destaca pela maneira como registra o áudio que recebe. Para funcionar, ele exige alguma conexão com energia elétrica, normalmente pela phantom power (também chamado de +48V), uma corrente elétrica que está disponível em mesa de som ou placas de áudio externas.
5. Sabendo que existe no mercado várias conexões de Áudio. Faça uma breve descrição e inclua uma imagem às seguintes conexões de Áudio:
XLR: é um tipo de conector bastante usado em equipamentos de áudio para fazer o tráfego de sinal balanceado.
Jack (TS/TRS): Os conectores de ponta, anel e luva (TRS) são plugues e soquetes elétricos que têm três contatos distintos capazes de conduzir sinais analógicos.
RCA: é um tipo de conexão analógica muito antiga, que é usada até hoje para transmitir áudio entre os mais diversos tipos de dispositivos. E, embora não seja mais tão usado, é capaz também de transmitir vídeo.
SPDIF: é uma coleção de especificações de hardware e protocolo de baixo nível para transmissão de sinais digitais de áudio entre aparelhos e componentes estéreos.
ADAT: sistema usado bastante na época das gravações em fitas pela Alesis. Era uma forma de conectar vários sistemas de fitas para expandir a quantidade de fitas para a gravação.
Hoje em dia o ADAT Lightpipe é uma conexão digital bastante presente nas interfaces de áudio para a expansão de canais de entrada e saída.
Midi: É um padrão de interconexão física (interface digital, protocolo e conexão) e lógica, criado em 1982 por um consórcio de fabricantes de sintetizadores japoneses e americanos, que facilita a comunicação em tempo real entre instrumentos musicais eletrônicos, computadores dispositivos relacionados.
Firewire: é uma porta de barramento serial criada pela Apple em 1986. Com a intenção de ser uma porta universal, eliminando uma ampla diversidade de cabos e conectores existentes que até então deixavam os usuários bastante confusos.
USB: tecnologia que permite a conexão de periféricos sem a necessidade de desligar o computador, além de transmitir e armazenar dados.
Questão | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | Total |
Valores |
|
|
|
|
|
|
Comentários
Postar um comentário